(Estudo de Caso – redução de R$ 520.000,00)

Como já mencionei em um artigo anterior, o eSocial está chegando e com ele as atuações passarão a ser emitidas em tempo (quase) real. O que isto pode significar para você e como prevenir isto?

Apresentarei um projeto no qual atuamos em diversas frentes: Auditoria, Plano de Ação e Correção.

Este contrato foi realizado com uma cláusula de responsabilidade que obriga a Stark HR a pagar qualquer autuação que a empresa contratante venha a sofrer por falha da contratada.

O Desafio

Auditoria e preparação da empresa para o eSocial, com propostas e suporte no ajuste da necessidade do negócio em relação a legislação vigente (foco principal: Horas Extras e operação 24×7) para empresa com 500 colaboradores, fornecedora de serviços.

Escopo

– Auditoria de eventos na folha de pagamento

– Auditoria de documentação relacionada a Segurança do Trabalho

– Auditoria de prontuários dos colaboradores

– Recálculo de incidências (FGTS, INSS, etc) dos últimos 5 anos

– Negociação com sindicato e MTE (Banco de horas e trabalho aos domingos)

– Correções de divergências encontradas na folha de pagamento

– Atualização de prontuários e CTPS de todos os colaboradores (incluindo documentação faltante como diplomas, certidões, etc)

– Implementação do módulo online de Segurança do Trabalho conforme requerimentos do eSocial

Metodologia:

  1. Checagem de todos os eventos trabalhistas dos últimos 5 anos (a partir de 2012) no sistema da folha de pagamento
  2. Correção das inconsistências no sistema
  3. Levantamento de documentação física no prontuário dos colaboradores
  4. Checagem e ajustes dos registros na carteira de trabalho

Equipe envolvida:

 Análise custo/benefício:

Sumário do projeto:

Demos início ao projeto em 3 frentes distintas:

– Auditoria de folha de pagamento

– Auditoria de prontuários e CTPS dos colaboradores

– Auditoria dos documentos relacionados a Segurança do Trabalho

O levantamento das informações faltantes e existentes em cada uma destas áreas fez com que na segunda etapa (correção) pudéssemos realizar rapidamente os ajustes, com grande eficiência. Informações que faltavam no sistema estavam disponíveis em papel e no sistema anterior (empresa havia migrado para o SAP há 2 anos).

Após realizadas as correções no sistema, realizamos um re-cálculo das incidências para garantir que não havia divergências e que a empresa não estava exposta por conta de algum erro de cálculo do passado.

Montamos prontuários com as documentações relacionadas aos últimos 5 anos para garantir acesso rápido e evitar multas por falta de entrega de documentação em caso de fiscalização.

Foram atualizadas todas as CTPS dentro do prazo legal previsto (48 horas) bem como foram incluídos os documentos faltantes (Certificados de conclusão, treinamento, entre outros) nos prontuários dos colaboradores para garantir que toda a documentação necessária estaria disponível em caso de fiscalização.

Após o processo de correção, implantamos um processo de fácil controle da documentação para evitar que situações como as encontradas se repitam no futuro e assim possam prejudicar nosso cliente.

Também a pedido do cliente mediamos negociações entre o mesmo e o sindicato para acordo de banco de horas e junto ao MTE para obtenção de alvará para trabalho aos domingos, uma vez que a empresa vinha sofrendo diversas autuações por esta prática.

Saimos do projeto com a certeza de termos deixado um cliente preparado de forma adequada para esta nova realidade em 2018…e, respondendo a pergunta do título: quanto ele provisionou? Nada, pois a nossa equipe trabalha para que você não precise se preocupar com isto. Você tem a nossa garantia em contrato!

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