add-value

A maior parte dos empregadores quer um candidato que não apenas cumpra com as obrigações da descrição de cargo, mas também vá além e coloque 110% de esforço todo o tempo. Isto pode significar chegar um pouco mais cedo do que o horário normal, sair um pouco mais tarde e colocar um esforço maior para conseguir um contrato de vendas, por exemplo. Mostre como você pode agregar valor para o seu future empregador e você se destacará!

Então como você pode demonstrar ao seu empregador que você é um  funcionário que trará valor ao seu negócio e irá desempenhar 110%?

Seu valor agregado é a contribuição real que você fará para o sucesso da organização. Enquanto cumprir com as atividades que fazem parte da sua descrição de cargo é importante e ajuda neste processo, seu valor como colaborador cresce quando você não se limita apenas a cumpri-las, mas vai além.

Como agregar valor ao seu CV

  • Inclua detalhes de como você agregou valor em empresas anteriores, relacione as contribuições que foram além de atividades básicas. Exemplos são aumento de lucro, prêmios por atendimento ao cliente, melhoria de processo, etc.
  • Ao invés de colocar o que a companhia pode fazer na sua carreira, descreva como você pode contribuir para que a empresa cresça.
  • Coloque em destaque prêmios recebidos.

Todas as dicas acima ajudam o selecionador a definir se você será um dos candidatos selecionados para entrevistar. Agregue valor ao seu CV e você aumentará as chances de ser chamado para a próxima rodada!

Mesmo se este for o seu primeiro emprego, você pode usar exemplos de outras áreas onde você “agregou valor”. Capitão de um time, membro de conselho estudantil, voluntário, etc. Considere qual foi a sua contribuição nestes papéis e esteja preparado para falar sobre eles durante a entrevista. Aborde-os em termos que chamarão a atenção do entrevistador, como:

  • Eu fiquei até mais tarde para arrumar depois do evento e deixar o lugar melhor do que como o encontramos
  • Eu me ofereci para limpar o parque da cidade e limpei mais lixo por hora do que qualquer outro voluntário.
  • Eu era um membro do conselho escolar e tive uma nova idéia para xyz, que se revelou muito popular.
  • Eu aumentei os lucros dos meus últimos empregadores em 15% – com a aplicação destas estratégias
  • Contribui com a diminuição das despesas da empresa, reduzindo o desperdício de papel – através de introdução de medidas de xyz

A tarefa mencionada não precisa ser complexa e pode ser bastante simples, mas é como você executou a tarefa que conta e isso é o que você precisa transmitir para o empregador. Detalhe como você foi acima e além da “obrigação” e deu 110% de si. Se você conseguir impressionar o empregador com o seu esforço de 110% você vai se sair melhor do que os outros candidatos a procura de emprego.

Atividades de valor agregado ou contribuições que frequentemente produzem resultados mensuráveis para sua empresa. Estas são coisas que fazem a empresa crescer – a tornam mais rentável e um lugar melhor para trabalhar

Contribuições de valor agregado incluem papéis e atividades mensuráveis. Estes são exemplos de atividades e contribuições com valor agregado.

  • Economizar dinheiro. Muitas vezes as pessoas só pensam em ganhar dinheiro, mas poupar dinheiro pode ser tão valioso quanto, se não for mais. Enquanto as pessoas de vendas saem para a rua e trazem dinheiro, uma pessoa de RH pode agregar valor reduzindo o turnover, o que economiza uma fortuna. Um contador pode poupar dinheiro através da implementação de uma auditoria interna que encontra os erros antes que eles causem problemas.
  • Clientes fidelizados. Muitos clientes são clientes por hábito, e um concorrente pode quebrar isto, oferecendo um preço diferenciado ou um bom privilégio. Clientes fidelizados não deixam seus concorrentes passarem pela porta (ou no caso do varejo, não entram nas portas deles). Não se trata apenas de atender as necessidades dos clientes, mas superar e ir além para se certificar de que o cliente está satisfeito
  • Aumento de vendas. Esta é a mais óbvia das atividades de valor agregado. A empresa precisa de renda para sobreviver e isto acontece ao se vender alguma coisa. Aumentar as vendas, seja através de um vendedor que tem fala mansa, ou um engenheiro que desenvolve um novo produto que praticamente se vende sozinho, traz o aumento das vendas para a empresa e é uma indicação clara do valor agregado de um colaborador.
  • Redução significativa de tempo ou etapas necessárias para completar um processo de trabalho. Você já teve um trabalho onde passou por um longo e tedioso processo para produzir um relatório mensal? Todo mundo odeia coisas assim. E se você pudesse reduzir o tempo necessário para obter este relatório? E se você tivesse automatizado isso? Você seria admirado por todos.

Não diga apenas : “Eu fiz um grande trabalho, e estou pronto para esta posição. ” Diga: ” Eu faço um grande trabalho. Por exemplo, através do meu programa anti-bullying , eu fui capaz de reduzir o turnover nos departamentos críticos em 10 por cento. Este programa também aumentou o moral dos funcionários, e fez com que a nossa empresa obtivesse comentários muito positivos no Glassdoor. ” Assuma a responsabilidade pelas grandes coisas que você faz e o valor que agregam à empresa.

Da mesma forma, quando você redigir um currículo, em vez de listar tarefas como, ” produziu um relatório mensal” liste a realização , ” reduziu a quantidade de tempo para concluir relatórios mensais de 2 semanas para 2 horas através do desenvolvimento de um processo automatizado usando o Microsoft Access. ” Estas são as pessoas que organizações mais querem recrutar e reter. Quando você lista essas coisas em seu currículo, você se torna alguém a quem as pessoas querem contratar.

 

 

Anúncios