o-que-voce

Esta pergunta pode ressoar profundamente com muitas pessoas: o que tenho a oferecer? O que você pode fazer que é benéfico para o seu trabalho e te destaca em relação aos outros? Como você pode se tornar um bem precioso? Estas perguntas realmente fazem diferença na definição do seu valor para uma empresa e irão te beneficiar muito, se você souber as respostas. Se você souber o que responder a cada uma destas perguntas de forma sincera, você terá mais chances de ser contratado ou promovido porque você poderá se apoiar nos seus pontos fortes e nas coisas que destacam você do grupo.

 

Identifique o que você tem para oferecer

Obviamente, para saber como você é um benefício, você precisa identificar quais são seus pontos fortes. Seus pontos fortes e o que você tem para oferecer podem beneficiar a empresa de várias maneiras. Exitem formas de realmente avaliar qual o efeito que o seu conjunto de habilidades tem em seu trabalho, e qual será o resultado disto. Este é apenas um exemplo:

 

Satisfação- Se um cliente está satisfeito por causa de quão bem você o atendeu ou seu empregador está feliz por causa de sua ética do seu trabalho, é o seu conjunto de habilidades que faz com que isto ocorra, pois você sabe como usar seus pontos fortes.

 

Impacto nos negócios

Para saber qual é o seu impacto no negócio, dê um passo para trás e olhe para o seu trabalho. Você consegue ver a diferença de quando você está aplicando seus pontos fortes contra quando você está apenas tentando ser rápido? Olhe para estas diversas categorias para conhecer mais sobre quanto de impacto você pode realmente fazer no negócio:

 

  • Níveis de eficiência – se você consegue executar uma tarefa de uma forma que é mais eficiente em relação a tempo ou custo, você é um benefício.
  • Níveis de qualidade – se você executar uma tarefa de forma a aumentar a qualidade do serviço/produto de alguma forma.
  • Pensamento criativo – se você consegue executar uma tarefa de forma a que se adapte às exigências de um negócio de uma maneira mais eficiente.

 

Todas estas coisas fazem parte do quanto de impacto o seu trabalho tem no negócio; o placar final demonstra como seu trabalho influencia resultado do negócio.

 

Por que medir o quanto seu trabalho tem de impacto?

É importante medir os níveis de de impacto das suas habilidades para saber como você pode continuar a crescer tanto quanto pessoa, como quanto um funcionário. Um empregado que está estagnado e busca se desenvolver não é um benefício para a empresa como um todo e tende a ficar  obsoleto conforme o tempo passa. No entanto, se você passar a medir o quanto de benefício você representa para a sua empresa, você pode:

  • Provar para a empresa o quanto de valor voce tem. Quando você consegue evidenciar no papel como suas habilidades trazem resultado, a empresa vai passar a olhar para você com o verdadeiro valor que você tem e fará de tudo para mantê-lo e talvez até promovê-lo.
  • Se você provar que você traz resultados, você potencialmente poderá receber quaisquer investimentos extras que no futuro venha a precisar para completar com sucesso um projeto. Se você não é visto como um empregado de alto valor, você não será visto como confiável e seus projetos poderão não ter o financiamento desejado. Se você agrega valor ao  negócio, você será visto como alguém em quem vale a pena investir.
  • Se você é traz resultados, você estará sempre ajudando a empresa a melhorar. Quando você contribui com a melhora da sua empresa, isso significa que você corre menos risco de perder o emprego.  Pelo contrário, melhorias na empresa significam que o negócio que estará fazendo mais dinheiro, e isto pode vir a afetar positivamente o seu salário.

 

Aspectos que você deve considerar

Seja porque você descobriu que é um benefício para sua empresa ou porque aprendeu que você precisa melhorar seu trabalho para aumentar o seu valor, existem algumas coisas que você deve ter em mente. As afirmações abaixo são boas para refletir de forma verdadeira e devem levar seu significado para seu coração. Se você consegue dizer estas afirmações e sente que são verdadeiras, você será um benefício ou está no caminho certo de se tornar algo verdadeiramente valioso em seu local de trabalho.

 

  1. “Eu sou bem sucedido em cumprir com aquilo que estabeleço nos meus planos de desenvolvimento.” Se você segue em frente com seus planos e não desiste quando surge o primeiro obstáculo, você pode se considerar alguém valioso. Perseverança é importante.
  2. “Eu pessoalmente criei novas soluções para o meu trabalho.” Formas mais eficientes de abordar projetos e tarefas é uma das melhores maneiras de mostrar que você tem iniciativa e motivação.
  3. “Fiz meu melhor para ajustar meu comportamento”. Se você observar duas pessoas, lado a lado e quiser se destacar em uma conversa de apenas 30 segundos, você precisa ser capaz de prestar atenção a linguagem corporal e a forma como elas falam e ajustar o seu comportamento a isto.
  4. “Eu fiz o meu melhor para acertar mais e errar menos”. Isto está relacionado com seguir o exemplo da pessoa que você quer se tornar. Como seria que a pessoa que você procura ser agiria em determinada situação? Teria um acesso de raiva porque alguém estava um pouco lento quando o farol abriu na rua ou manteria a calma?
  5. “Trabalhei para melhorar minhas habilidades e me tornar um trunfo maior.” É importante sempre estar se desenvolvendo. Se você notar algo que poderia fazer melhor, não ignore até que outra pessoa aponte este aspecto para você, trabalhe ativamente nele até que você sinta que você realizou o que você se propôs a fazer.
  6. “Meus colegas mencionaram as minhas mudanças.” Este é um dos melhores sinais que você mudou o jeito que se comporta com sucesso. Geralmente leva uma bom tempo antes de alguém comentar sobre as suas mudanças, então não desista.
  7. “Notei que minha contribuição aumentou.” Seja honesto consigo mesmo e valide a evidência antes de ir falando sobre como você melhorou.

 

Todas estas afirmações são partes do que você tem a oferecer para sua empresa. Sejam suas habilidades que são valiosas ou sua motivação que inspira os outros ao seu redor, o que te faz valioso e o que você tem que oferecer para a empresa?

 

Anúncios